A COVID-19 é uma doença causada pela infeção pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2).
A doença manifesta-se predominantemente por sintomas respiratórios, nomeadamente, febre, tosse e dificuldade respiratória, podendo também existir outros sintomas, entre os quais, odinofagia e dores musculares generalizadas.
Com base na evidência científica atual, estes vírus transmite-se principalmente através de:
– Contacto direto: disseminação de gotículas respiratórias, produzidas quando uma pessoa
Infetada tosse, espirra ou fala, que podem ser inaladas ou pousar na boca, nariz ou olhos de pessoas que estão próximas (<2 metros).
– Contato indireto: contacto das mãos com uma superfície ou objeto contaminado com SARS-CoV-2 e, em seguida, com a boca, nariz ou olhos.
O sucesso das medidas de Saúde Pública depende da colaboração de todos os cidadãos, das instituições e organizações e da sociedade. É sabido que o risco de transmissão aumenta com a exposição a um número elevado de pessoas, especialmente em ambientes fechados.
Contudo, com a evolução epidemiológica e a necessidade de assegurar a continuidade do serviço no nosso espaço, foi aprovado um conjunto de medidas que reforça a prevenção da COVID-19.
É agora definido o Plano de Contingência a seguir por toda a equipa do Hotel Dom Henrique Downtown:
Na eventualidade de ser identificado um caso suspeito, este será encaminhado para a área definida como área de isolamento. O próprio deverá colocar uma máscara cirúrgica (desde que esteja apto a tal) e é estabelecido contacto imediato com a LINHA SNS 24: 808 242 424. Os procedimentos a seguir serão os indicados pelas Autoridades de Saúde.
O Hotel Dom Henrique Downtown, disponibiliza uma área de isolamento, se identificado algum caso suspeito. Neste espaço serão disponibilizados os meios recomendados: água e alguns alimentos não perecíveis, stock de materiais de limpeza, máscaras cirúrgicas e luvas descartáveis, termómetro, contentor de resíduos autónomo e sacos de resíduos. O espaço tem acesso a instalação sanitária.
Será mantida e atualizada uma lista de contactos de emergência:
Linha de SNS24 – Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde 808 24 24 24
Número Nacional de Emergência Médica : 112
O presente plano está disponível para consulta de clientes ou entidades que o solicitem.
O acompanhamento da evolução e constante atualização da informação sobre a situação epidemiológica local relativa à COVD-19 poderá conduzir a necessários ajustes ao agora definido, que serão devidamente comunicados.