Medidas de Higiene e Segurança
MEDIDAS GENÉRICAS
- Dentro de todas as áreas do Hotel é necessária a utilização de máscaras pelos hóspedes e funcionários
- Colocação de estações de desinfeção de mãos com álcool gel à entrada do Hotel, em todos os pisos de quartos, nas salas de reunião, nos restaurantes e no bar
- Existência de sinalização em espaços públicos a alertar para a necessidade de respeitar o distanciamento social, regras de etiqueta respiratória e desinfeção de mãos
- Definição e sinalização de circuitos de clientes nas áreas públicas para evitar cruzamentos e aglomerações
NOVAS TECNOLOGIAS
- Instalação de Lâmpadas UV nos elevadores de clientes e funcionários, para melhor higienização destes equipamentos
- Colocação de um kit de Ozonizadores nos elevadores de clientes e funcionários para purificar o ar nestes espaços
- Aquisição de uma máquina de produção de ozono para higienização de um quarto ou de um espaço que necessite de um tratamento especial
- Instalação de um kioske no hall da receção para self check-in e check-out
LOBBY E CHECK-IN PRESENCIAL
- Colocação de tapetes de desinfeção na entrada principal do Hotel para os clientes
- Instalação de divisórias acrílicas no balcão da receção e bar, para proteção de clientes e colaboradores
- Possibilidade de medição da temperatura aos hóspedes
- Desinfeção de todas as canetas utilizadas pelos hóspedes no processo de check-in ou check-out
- Os documentos pessoais dos hóspedes só são manuseados pelos próprios.
ZONA DE ISOLAMENTO
- Existência de uma zona de isolamento para casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, com ventilação natural, revestimentos laváveis, casa de banho, stock de materiais de limpeza, máscaras cirúrgicas e luvas descartáveis, termómetro, sacos de resíduos e de recolha de roupa usada, kit com águas e alimentos não perecíveis
EQUIPA
- A equipa do Hotel teve variada formação na vertente da pandemia do Covid-19, através de várias empresas especializadas como a Ecolab, ou a empresa responsável pelo HACCP do Hotel a HP Consultores ou através de formação interna
PROTOCOLOS DE LIMPEZA
- Redefinição e reforço dos protocolos internos de limpeza, de acordo com as diretrizes da DGS, com produtos certificados no combate à Covid-19, em todas as áreas de clientes e de colaboradores, nomeadamente nos pontos de maior contacto
- Redefinição do protocolo de tratamento, lavagem e higienização de roupas e atoalhados de acordo com as normas da DGS
QUARTOS
- Foram retirados todos os materiais manuseáveis não essenciais (diretórios, cartas, livros e revistas)
- Disponibilização da informação anteriormente existente no quarto – diretório do hotel, carta de room-service, lavandaria, plano de contingência – através de um QR CODE
- Adoção e reforço de novos protocolos de limpeza dos quartos, roupas e atoalhados , de acordo com as diretrizes da DGS
- Após a limpeza e desinfeção de um quarto, este fica selado garantindo a sua higienização até à entrada do cliente
RESTAURANTE, BAR E SALA DE PEQUENOS-ALMOÇOS
- Redução do nº de lugares restringindo a utilização de parte das mesas existentes, para garantir o afastamento social necessário
- Substituição das cartas tradicionais pela possibilidade de leitura através de QR Code e existência de cartas físicas laváveis
- Todos os lugares e mesas são desinfetados após a saída de cada cliente
- O serviço de pequeno-almoço é supervisionado por uma assistente que fornece luvas descartáveis e material de serviço a cada hóspede para o seu uso, descartados após cada utilização
CASAS DE BANHO PÚBLICAS
- Substituição das torneiras manuais por torneiras eletrónicas contactless
- Abolição de todos os secadores de mãos de ar quente
- Colocação de dispensadores de toalhetes de papel descartáveis para secagem das mãos
GINÁSIO
- O acesso ao ginásio passa a ser feito on request e é limitado a uma pessoa (ou mais pessoas que partilhem o mesmo quarto)
- No interior do ginásio existem toalhetes desinfetantes à disposição dos hóspedes
- Após a utilização do ginásio este é encerrado para limpeza e desinfeção
SALAS DE REUNIÃO
- Redefinição dos layouts e capacidades máximas de modo a garantir o distanciamento social necessário
- Colocação de estações de desinfeção de mãos com álcool gel em cada sala
- Existência de sinalização a alertar para a necessidade de respeitar o distanciamento social, regras de etiqueta respiratória e desinfeção de mãos
FORNECEDORES
- Redefinição dos procedimentos de entrega de mercadorias no Hotel por entidades externas, de forma a cumprirem todas as normas de combate à COVID-19 da DGS